
Dia no ano: 2 de fevereiro
Ferramentas: Abebé Prateado, em alguns casos uma espada.
Domínios na Natureza: Águas que correm para o mar, Águas dos mares. Marémotos, as grandes ondas que devastam a terra, todas ações do mar.
Domínios no homem: Saúde mental e piscológica, maternidade (a criação dos filhos, a educação). Chantagem emocional, fingimento.
Local: Praias, rios ou lagoas que desaguám diretamente no mar.
Cor: Branco, Prateado, Azul e em alguns casos rosa e verde.
Saudação: Odocyabá! Odo-yá!
Ela está presente em todas as cerimônias, principalmente no Bori, Yemanjá é a mãe de todos, a Dona das Cabeças. Ela é quem sustenta a nossa humanidade, que intercede por nós é a Grande Mãe. Os orgão que remetem a maternidade são seus símbolos, a vulva e os seios chorosos, cheios de leite.
É ela que manda nas águas desse mundo, é ela a dona das águas. Seu nome deriva da expressão
" YéYé Omó Ejá" que significa "Mãe cujo os filhos são peixes". Yemanjá é a espuma do mar, a espuma formada no local de encontro com as águas de um rio e as águas salgadas do mar, essa é Yemanjá.
Yemanjá quem nos ed

Ela é dissimilada, ardilosa, faz chantagem emocional para conseguir seus objetivos. É capaz de tudo por eles, e se os perde se desequilibra totalmente. Mas é ela também a mãe que não faz distinção, ela quem pegou o menino doente Obaluiaê e o criou, tornou forte e majestoso, o fez Senhor da terra, o próprio sol.
Quando nos vemos em apuros, desesperados e choramos é Yemanjá quem vem nos acudir, é ela que vem nos consolar, nos mostrar que não estamos sozinhos.
Yemanjá foi violentada pelo prípeio filho Orugam e deu aluz a maioria dos Orixás, dos seus seios transbordaram todos os rios do mundo e no fim Yemanjá se desfez em suas próprias lágrimas, e pelos rios correu e virou mar. Não é toa que as lágrimas e o mar tem o mesmo sabor.
*
Motumbá Axé!
Nenhum comentário:
Postar um comentário