
Dia no ano: 27 de Setembro, dia de São Cosme e São Damião. 25 de Outubro, dia de Crispim e Crispiniano.
Ferramentas: 2 Bonecos Gêmeos e e duas cabaças iguais.
Domínios na natureza: Nascimento dos seres. Todos dos tipos, vegetais, animais, minerais e de nós, seres humanos.
Domínios no homem: Infância, alegria, criatividade, felicidade
Local: Praças, beira da praia, matsa, lugares onde crianças brincam.
Cor: Azul, verde e rosa.
Saudação: Omi Beijada!
Orixá-criança. Dois gêmeos, um menino e uma menina. Estão ligados a todos os Orixás e a todos os seres
humanos.
Por serem gêmeos estão ligados a dualidade e por serem crianças estão ligados que se inicia e nasce, desde as plantas e frutos aos animais e os seres humanos. Ibeji ou Vunji é tudo que existe de bom, belo e puro. É o sorriso de uma criança, o seu olhar brilhante, a sua feliciade, a sua alegria.
É o canto doa pássaros, a beleza d

Ao lembrar de momentos felizes de nossa infância, rir do passdo, de uma travessura. Tudo isso que vivemos foi regido, gerado e administrado por Ibeji, pois ibeji já viveu tudo isso que vivemos.
Dê felicidade à uma criança e dará vida ao Orixá Ibeji ao Orixá-criança. Assim a felicidade de estar vivo surgirá dentro de você.
Ibeji está presente em todos os rituais do Candomblé pois, assim como Exú, se não for bem cuidado pode atrapalhar os trabalhos com as suas brincadeiras infantis, desvirtuando a concentração dos membros de uma Casa de Santo.
É o Orixá que rege a alegria, a inocência, a ingenuidade da criança. A sua determinação é tomar conta do bebé até à adolescência, independentemente do Orixá que a criança carrega.
*
Motumbá Axé
Nenhum comentário:
Postar um comentário