segunda-feira, 19 de abril de 2010

Oxaguiã, Xeu Epá Bàbá!

Dia na semana: Sexta-feira
Dia no Ano: Sexta-feira Santa.
Ferramentas:
Escudo, Pilão, Espada e varas de atori.
Domínios na Natureza:
Minas de Prata, Rios Quentes, Campos.
Domínios no homem: Paz entre os homens. A austeridade e o zelo. O Impulso.
Local: Onde reine a paz, rios quentes.
Cor: Branco, azul claro.
Saudação: Xeu Epá Bàbá!

Orixá jovem e guerreiro, Oxaguiã é tido como filho de Oxalá/Oxalufã. É um Orixá funfun ( que veste branco) .
Ele é o impulso, no jogo de Búzios é o Orixá de número 8, chamado de Ejonilé. Isso indica caminhos sem meio-termos, na base do tudo ou nada. Significa infinito em todos os sentidos: saúde, pobreza, sorte ou azar.


Seu templo principal se encontra em Ejigbô. Tomou o título de Eleejigbô Rei de Ejigbô uma de suas características e o gosto pelo inhame pilado chamado lyán, que lhe valeu o apelido de Orisa-Je-Iyán ou Orisájiyan (comedor de inhame pilado).

Há tradição exige que os habitantes de dois bairros Xolô e Oké Mapô lutem uns contra os outros a golpes de varas (de atori). É o único que tem autorização de enfeitar seus colares brancos com pedras azuis, chamadas Seguy.

Está ligado ao culto de Iroko e dos espíritos, assim como a fertilidade e o culto ao inhame. É o pai de Oxossi Inlé, come com Ogunjá, Oxossi Inlé, Airá, Exu, Oyá e Onira.

Tem muito fundamento com Oyá pois, é o dono do Atori, fundamento que lhe foi dado por ela, motivo pelo qual as pessoas de Guian devem agradar muito a Oyá. Vem pelos caminhos de Onira; tem ligação forte com Exu.
Seus filhos devem evitar brigas e mentiras e principalmente, não devem enganar a Ogum.


*
Motumbá Axé

Um comentário: